SOBRE O AUTOR
Rubens C. Güths é fonoaudiólogo (CRFa 3 10-775) e pesquisador brasileiro com ênfase no estudo da voz humana e seus desdobramentos, bem como na divulgação científica, buscando contribuir para o avanço contemporâneo das ciências vocais, da fonoterapia em voz e da pedagogia vocal. Especialista em voz e fortemente influenciado pelos estudos em Antropofisiologia Vocal, seu foco de pesquisa está na interseção entre performance vocal e terapia vocal, investigando como as artes vocais — incluindo canto, ventriloquia e outras formas de performance oral — podem oferecer insights valiosos para o tratamento terapêutico da voz e da linguagem, bem como novas abordagens pedagógicas para ambas as áreas.
Com uma abordagem interdisciplinar e biomecanicamente fundamentada, seus trabalhos abrangem uma investigação histórica e antropológica ampla sobre a comunicação oral e as mais variadas artes vocais, considerando os aspectos fisiológicos e fisiopatológicos da produção vocal e da linguagem em diversas civilizações antigas e contemporâneas, bem como nas diferentes espécies de hominídeos pertencentes à linhagem evolutiva que deu origem aos humanos modernos.
Atuação Clínica
Atuou por mais de três anos como fonoaudiólogo voluntário na Clínica da Voz do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), sob a coordenação da fonoaudióloga Dra. Maria Rita Pimenta Rolim, onde adquiriu ampla experiência clínica no manejo terapêutico de inúmeras patologias vocais, como nódulos, pólipos, fendas glóticas, sulco vocal, cistos, paralisias e paresias de pregas vocais, além de casos pré e pós-operatórios de câncer de cabeça e pescoço. Contribuiu ativamente para o treinamento prático de alunos do curso de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e para o atendimento de pacientes com alterações vocais complexas, tanto do hospital quanto da rede pública. Desde então, tem sido convidado com frequência para ministrar aulas de análise acústica da voz para as turmas da graduação em Fonoaudiologia da universidade. Atualmente, integra o corpo clínico do Centro de Especialidades Clínicas, em Florianópolis, atuando como fonoaudiólogo especialista em voz.
Foi também sob a coordenação da professora Dra. Maria Rita Pimenta Rolim que realizou atendimentos voltados para o aperfeiçoamento vocal de jornalistas e repórteres do Sistema Catarinense de Comunicações, afiliado ao Sistema Brasileiro de Televisão (SCC-SBT). Posteriormente, desenvolveu um projeto independente com o mesmo foco, destinado a profissionais da mesma emissora e da rádio Band FM de Itajaí.
Atuação Artística - Teatro e Performance
Além de sua trajetória clínica e acadêmica, Rubens possui uma sólida experiência no campo das artes vocais.
Iniciou sua prática teatral em 2006, por meio do Projeto Shakespeare no Rio Vermelho, coordenado pela professora Nara Micaela Wedekin, mestre em Drama na Educação pela University of Central England. Posteriormente, integrou, na condição de ator, o grupo Procurando Riso Cia. Teatral, dirigido pelos professores Nara Wedekin e Juliano Farias Thomaz. Durante esse período, teve intenso contato com a comédia clownesca, jogos teatrais, improvisação e fundamentos do ilusionismo, realizando mais de 30 apresentações teatrais com o grupo entre 2008 e 2010. Em 2009, o grupo foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, do Governo do Estado de Santa Catarina. Após concluir a graduação em Fonoaudiologia, atuou como ator e co-diretor do grupo Segue Reto Toda Cena, também sob direção da professora Nara Wedekin e sediado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Recentemente, tem se dedicado ao estudo do uso do teatro como ferramenta de intervenção no ensino e na experimentação da literatura, em parceria com o Dr. Matias Corbett Garcez, professor do curso de Letras Inglês da UFSC, tendo realizado apresentações nacionais e internacionais sobre o tema.
Atuação Artística - Canto e Pedagogia Vocal
No campo da música, em 2010 se tornou aluno de canto do psicólogo e professor Ariel Coelho, o qual é o fundador e principal expoente da Antropofisiologia Vocal no Brasil e, também, uma referência mundial no ensino e na sistematização das Técnicas de Vozes Distorcidas para o canto — Drives Vocais, na linguagem popular — e, em 2012, passou a dar aulas de canto no Curso Livre de Técnica Vocal Aplicada ao Rock do professor Ariel Coelho. Desde então, ambos mantém uma parceria voltada para o ensino e a pesquisa em ciências vocais, tendo o próprio professor Ariel Coelho, inclusive, participado enquanto co-orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em fonoaudiologia de Rubens Güths.
Posteriormente, atuou como professor de canto na prestigiada Escola de Música Rafael Bastos, uma das maiores escolas de música do Sul do Brasil e também na School of Rock Florianópolis, unidade da maior rede global de escolas de música, reconhecida por sua metodologia baseada em performance e prática em banda. Atualmente, também é professor na Uniacev — Universidade Corporativa de Canto Contemporâneo.

Rubens Costa Güths
Pesquisador e Educador em Voz e Comunicação
- Fonoaudiólogo - CRFa 3 - 10 775